Essenciais do design sustentável

Cada dia mais a sustentabilidade está em alta: trocando canudos de plástico pelos de papel, copos descartáveis por reutilizáveis, reutilizando plásticos e reduzindo nosso consumo de materiais que não são biodegradáveis. Mas, qual o papel do design nisso?

Além do tradicional design de produto, responsável por criar os copinhos de papel que chegam em nossas mãos e pelos materiais biodegradáveis que substituem o plástico, o design de interiores, de objetos e a decoração têm o árduo trabalho de integrar ao nosso cotidiano essas inovações – e traze-las, de maneira palpável, atraente, para que possamos viver de maneira cada vez mais eco-friendly.

Abaixo, elencamos algumas das nossas inovações prediletas do design para incorporar em nosso estilo de vida um pensamento mais orientado pela sustentabilidade.

Loja Adelina - Essenciais do design sustentável

Loja Adelina - Essenciais do design sustentável

Os tecidos tingidos naturalmente são uma maneira simples e efetiva de termos mais consciência com o meio-ambiente: muitas vezes os pigmentos artificiais são tóxicos para a natureza e o seu processo de aplicação nos tecidos gera despejos tóxicos no mar. Além de que o linho tingido naturalmente tem padrões únicos que não se repetem – tornando seu item único e dando um tom orgânico à sua decoração.

Brinquedos lúdicos da Sarmiento

Esses brinquedos lúdicos da Sarmiento são feitos com madeira reaproveitada de fábricas de móveis! Utilizando a brincadeira como deixa, é uma maneira excelente de reaproveitar um recurso natural super escasso que temos e evitar de criar ainda mais lixo!

Adelina Loja - Favo

O Favo é um tecido tratado com cera de abelha que veio para substituir o plástico filme na embalagem de alimentos. É reutilizável, veda tão bem quanto e não contamina o ambiente com tóxicos – e, mais importante, não deixa a comida com “gosto de geladeira”, preservando a umidade.

Loja Adelina - Cerâmica

Que tal substituir os descartáveis – garrafinhas e copos – por uma moringa? A peça em cerâmica remete aos utilitários indígenas feitos desde então de barro para manter a água fresca. Além de armazenar, a tampa da moringa é também um copinho. Uma solução ideal para manter o frescor da água e ainda ajudar o meio-ambiente!

E aí, o que achou dessas dicas? Vai incorporar alguma delas ao seu dia-a-dia? Conta pra gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.