Adelina Apresenta: #MãosQueFazem com Plim Kits

A série #MãosQueFazem foi criada pela Adelina para que você possa descobrir um novo jeito de olhar para a produção artesanal e sentir o carinho através das coisas – por meio dos bastidores do gesto criador, conhecendo um pouco mais de quem está por trás dos objetos e obras que você encontra na Adelina Loja.

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre como nasceu a Plim Kits!

Flavia e Catalina com os Plims via Instagram

Flavia e Catalina são mães e empreendedoras. Cada uma com sua carreira, ambas dividiam alguns desejos: primeiro, o de criar um projeto maior, com propósito, que pudesse estabelecer relações sustentáveis – relações de trabalho, relações de consumo, relações entre pais e filhos – e segundo o de desenvolver uma maneira de ter tempo de qualidade com seus filhos de maneira prática, sem perder as vantagens de brincadeiras com propósito, experimentações e materiais diferentes. A união desses desejos as levou a criar a Plim Kits!

Um Plim Kit pronto para ser aberto e descoberto. via Instagram

No princípio, os Plim Kits funcionavam somente no modelo de caixa de subscrição: modelo muito popular fora do Brasil, em que as pessoas fazem uma assinatura de pagamento mensal e recebem uma caixinha “surpresa” por mês. A cada mês o Plim abordava um novo tema, sempre com brincadeiras únicas e diferentes.

Mas, afinal, como se faz uma brincadeira em uma caixa? Flavia e Catalina tinham a resposta em suas vivências. Para as empreendedoras, o que caracteriza uma brincadeira que gera tempo de qualidade são atividades que unem o aprendizado e a diversão, introduzindo conceitos didáticos e pedagógicos, como a exploração sensorial, a liberdade criativa, o estímulo ao lúdico e o incentivo à descoberta da criança, como eram as brincadeiras que tentavam conduzir com seus filhos. Infelizmente, com a rotina de mães de jornada dupla, que cuidam dos filhos e trabalham, a criação de atividades dessa natureza torna-se muito mais difícil do que precisaria ser.

Um dos primeiros modelos de Plim Kits. via Instagram

Afinal, vivendo em grandes centros, coisas como ir até a papelaria, coletar folhas e sementes, encontrar instruções e medidas são coisas que gastam muito mais tempo do que o que se gasta, de fato, brincando. Com os Plim Kits, elas conseguiram tirar todos os empecilhos da frente e ter as brincadeiras prontas para brincar! Com propósito, histórias para cada uma das atividades e os materiais já nas quantidades necessarias e escolhidos com muito amor, toda a etapa de preparação para a brincadeira some em um *plim*, e pais e filhos podem se concenctrar em conectar-se, divertirem-se e experimentarem juntos.

O nascimento de um Plim. via Instagram

O processo de criação de um Plim não é coisa fácil: depois de definido um tema, Flavia e Catalina realizam muita pesquisa e, claro, testagem. Em casa, com os próprios pequenos, de idades variadas, as empreendedoras testam cada uma das brincadeiras, adaptando-as, descobrindo novas maneiras de brincar e compartilhando as próprias experiências através dos Plims.

Foi assim que os Plims foram se aperfeiçoando com o passar do tempo, com muita brincadeira, e em um lindo processo de troca. As empreendedoras conversavam e ouviam os feedbacks das famílias que brincavam com os Plims, e, até hoje, os kits são respostas diretas a situações reais, vivências únicas e com muito cuidado e amor por uma conexão entre famílias que resgata a autenticidade das relações.

Um dos frutos de um Plim. via Instagram.

Após alguns anos como caixa de subscrição, hoje, os Plims podem ser adquiridos individualmente para que não tenham limites para a brincadeira!

Mais dos frutos de um Plim. via Instagram.

Os Plims são divididos em dois tipos: Mirim e Crescidinhos. Cada tema tem uma versão para cada idade, se adaptando as capacidades e necessidades de aprendizado de cada faixa etária.

Catalina fazendo o test-drive de um Plim Mirim. via Instagram

Assim as empreendedoras continuam desenvolvendo Plims inovadores, divertidos e únicos, que promovem o consumo sustentável que vão muito além dos brinquedos industrializados, cheios de plástico que não estimulam o desenvolvimento infantil. Tendo a sustentabilidade como um de seus pilares, muitas das brincadeiras ensinam hábitos ecológicos como a reciclagem, o reflorestamento, o cultivo de hortinhas, o uso de materiais sustentáveis e mais. Além disso, também é uma preocupação central de Flavia e Catalina inserir atividades que promovam a inteligencia emocional da criança, a criatividade, a descoberta e que sejam mais do que um objeto e sim um aprendizado, com brincadeiras e habitos que podem ser inseridos no dia-a-dia dos pequenos, como meditações, cuidado com o planeta, rotina do sono e muito mais!

Quer ver um Plim em ação?

“Buscamos por uma experiência divertida, Um PLIM de imaginação, um PLIM de ideias um PLIM de possibilidades!”

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre os Plim kits? Encontre alguns diveritdísimos Plims no site da Adelina e descubra uma nova forma de brincar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.